Como alavancar o número de clientes da sua oficina mecânica?

Como alavancar o número de clientes da sua oficina mecânica?

Postado em Marketing na data 30/04/2015 por

Ao longo de um rápido passeio pela sua cidade, quantas oficinas independentes ou autorizadas você consegue encontrar? Provavelmente várias. Já parou para pensar que todas essas reparadoras têm condições de oferecer o mesmo tipo de serviço do que a sua?

Nesse contexto, como fazer com que o cliente opte pelo seu estabelecimento e não pela concorrência? É o que vamos te mostrar no post de hoje. Acompanhe-nos!

Ofereça serviços variados

Para fazer a diferença diante da concorrência, o ideal é que a oficina tenha serviços especializados e diferenciados. Investir em mão de obra adequada a todos os assuntos referentes aos veículos — como mecânica, elétrica, pintura, alinhamento e balanceamento — permite que o empreendimento seja tratado com status de referência em serviços pelo cliente.

Além disso, vale ressaltar que o consumidor se sente mais seguro quando a oficina mostra que dá conta de lidar com todas as questões envolvendo seu carro.

Aproveite o potencial da internet

Muitas oficinas ainda se mantêm conservadoras e hesitam em adentrar o universo online, mas isso é um grande erro. No caso dessas empresas, as redes sociais e sites de reclamações acabam servindo como meios para que os clientes expressem sua insatisfação com a oficina, e se ela não estiver presente na web, não irá tomar conhecimento dessas reclamações — que dirá se defender e agir para recuperar o cliente insatisfeito.

A internet tem um potencial enorme de divulgação dos seus serviços, e atualmente, inclusive, estabelecimentos que não estão presentes nela tendem a ser considerados inexistentes pelo consumidor. Investir em presença online, portanto, é primordial para aumentar sua carteira de clientes.

Trabalhe as redes sociais

Além de contar com um site onde os clientes e potenciais clientes podem ter acesso aos seus serviços, agenda e endereço, é importante estar presente também nas redes sociais para alavancar os negócios.

Use perfis institucionais no Facebook, YouTube, Twitter, Google+, Instagram e LinkedIn para se comunicar com condutores na sua região, lançar campanhas e anúncios direcionados ao seu público e gerar conteúdos que tragam o consumidor até a sua marca!

Pense além de captar clientes

Por fim, não se esqueça de que clientes satisfeitos trazem outros clientes para a sua oficina. Com ações de pós-venda, você estará trabalhando a retenção e a fidelização dos consumidores e poderá, através de pesquisas de satisfação e feedback, identificar apontamentos para possíveis melhorias. Isso é muito importante para que você saiba se está no caminho certo ou se precisa readequar alguma coisa.

O boca a boca ainda é uma das melhores propagandas que existem, e hoje, em plena era da comunicação, bons comentários nas redes sociais atingem um número centenas de vezes maior, portanto, não deixe de apostar nesses meios.

Essas dicas podem fazer o nome de sua oficina se tornar muito mais forte e competitivo em um mercado que a cada dia mais exige modernização e atenção especial ao cliente. Aposte nas nossas sugestões e continue de olho no nosso blog para mais ideias e novidades!

Aproveite para conferir também nosso post sobre como tratar bem seus clientes, isso com certeza vai te ajudar a conquistar mais deles.

 

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