Cada montadora de veículo ou fabricante de motor, tem sua própria especificação para a utilização de óleo lubrificante. São efetuados testes exaustivos, para se conseguir um melhor aproveitamento em termos de lubrificação e durabilidade, possuem aditivos super balanceados que protegem todo o equipamento.
Qualquer aditivo extra que seja misturado ao óleo, pode causar reações químicas diferentes, tanto para o bem quanto para o mal funcionamento do motor.
Os óleos indicados pelas montadoras são específicos para seus motores e os óleos vendidos no comércio podem variar em qualidade e formulação, portanto, é sempre bom utilizar somente o que determina o manual do veículo, em termos de viscosidade e de qualidade.
1- Lubrificação:fornecer uma camada protetora entre as superfícies metálicas em contato, reduzindo o atrito e o desgaste entre as peças móveis.
2- Resfriamento: o óleo lubrificante ajuda a dissipar o calor gerado pela fricção entre as peças móveis do motor. Além disso, o óleo também ajuda a manter a temperatura do motor, evitando o superaquecimento e possíveis danos.
3-Limpeza:o óleo lubrificante ajuda a manter as peças limpas, removendo a sujeira, detritos e outras partículas que podem se acumular e danificar o motor.
A STELLANTIS, é uma montadora de veículos formada em 2021 a partir da fusão entre a FIAT Chrysler Automobiles (FCA) e a PSA Group. A Empresa possui diversas marcas em seu portfólio, incluindo: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot e Ram.