5 dicas para melhorar o serviço de sua oficina mecânica

5 dicas para melhorar o serviço de sua oficina mecânica

Postado em Atendimento, Negócios na data 05/03/2015 por

A sua oficina mecânica pode ser um modelo de negócio rentável, desde que atenda a alguns parâmetros básicos e exigidos pelo consumidor. Bem, sabemos que os clientes estão cada dia mais exigentes. Portanto, hoje também se faz necessário que o próprio mecânico, possua aquele jogo de cintura na hora de prestar atendimento, principalmente se for em uma situação adversa, pois o cliente, na maioria das vezes, tem pressa na conclusão dos serviços.

Para que você conquiste novos clientes, e continue encantando os atuais, prestando serviços mecânicos com excelência, separamos algumas dicas que te levam à melhoria contínua. Acompanhe no nosso post de hoje:

Ofereça qualidade e conquiste satisfação

Primeiro. Tenha o comprometimento, a dedicação e a honestidade como seus aliados diários. O local do seu estabelecimento deve repassar seriedade e segurança ao cliente.

Várias são as dificuldades encontradas no dia a dia de um mecânico. Uma forma de tranquilizar o cliente, é manter um diálogo constante. Fale a respeito dos problemas encontrados no veículo e o meio que será utilizado para resolvê-los. Envolva o cliente em todo o processo.

Essa proximidade, demonstra transparência e com certeza aproximará o cliente ainda mais da sua oficina mecânica. Um cliente satisfeito, será o vetor de boas recomendações.

Invista em estratégias de Marketing

Bom, conforme falamos na primeira dica a satisfação do cliente deve estar sempre em primeiro lugar, mas nem sempre é fácil conquistar essa confiança e chegar a fidelização. Por isso, caso encontre dificuldades neste processo, recomendamos que invista em estratégias de Marketing.

Divulgue a oficina mecânica, em perfis sociais. Crie uma página na web e solicite aos seus próprios clientes que deixem relatos de satisfação quanto ao serviço prestado. Faça promoções ao longo do mês ou em datas comemorativas. Estipule campanhas de fidelização.

Não deixe faltar equipamentos básicos

Tenha em um espaço muito bem definido para todos os equipamentos que serão utilizados. Nada deve faltar para que o serviço oferecido seja executado com êxito. A organização, otimizará o trabalho no dia a dia, e, também, não deixe de ficar de olho no estoque de materiais para evitar possíveis desperdícios.

Ofereça serviços diferenciados

Não seja o seu próprio concorrente. Se você só realiza trabalhos como lanternagem e pintura, procure se especializar na parte elétrica do carro, por exemplo. Quanto maior a gama de serviços oferecidos, maior será a possibilidade de trabalhar com novos clientes.

Outras ações também podem ser executadas como diferencial:

  • Busque certificações aplicáveis ao seu ramo (Certificações expostas, demonstram zelo pela qualidade);

  • Participe de licitações;

  • Procure associações da classe mecânica, troque dicas e fortaleça o seu atendimento;

  • Já pensou em oferecer um serviço de lavagem ou convênio com táxi? Pode ser uma boa ideia.

Invista em qualificação

Já pensou naquela frase: “A primeira impressão é a que fica”? Pois ela é a mais pura verdade. Passe uma boa impressão não só ao seu primeiro cliente, mas também aos clientes já conquistados. Se você é mecânico, utilize um crachá de identificação e se possível com a função que você exerce dentro da oficina mecânica.

Busque constantemente, cursos de qualificação e atualização. Se especialize em outras áreas se for o caso. Quanto maior o seu conhecimento, melhor será o serviço prestado ao cliente.

Fornecer um serviço excepcional ao cliente não é impossível, mas é preciso ficar atento. Planejar suas estratégias e estar dentro das regulamentações ambientais estipuladas pelo Governo, é fundamental para o sucesso do seu negócio. Bons resultados são alcançados com um bom trabalho e muito foco.

E, aí curtiu as nossas dicas? Qual serviço você está oferecendo como diferencial na sua oficina mecânica? Já passou por alguma situação delicada com algum cliente? Compartilhe suas experiências e dúvidas aqui!

Comentários (0)