Vida de mecânico: o que é preciso para treinar bons funcionários?

Vida de mecânico: o que é preciso para treinar bons funcionários?

Postado em Atendimento, Negócios na data 24/03/2015 por

Lidar com bens tão valiosos quanto automóveis requer bastante responsabilidade, além disso, entender todo o funcionamento do veículo para diagnosticar problemas e resolvê-los de maneira eficiente só é possível com muito conhecimento. Isso sem contar com a atualização constante que exigem as mudanças tecnológicas nos carros dos dias de hoje.

Por isso, em uma oficina mecânica, contar com funcionários excelentes é imprescindível para a sobrevivência — e, claro, a expansão — do seu negócio. Mas como treinar seu pessoal para que eles se tornem muito melhores no que fazem? É o que vamos te ensinar hoje. Acompanhe-nos!

Alinhamento aos valores da empresa

Seja por funcionários mais experientes ou um profissional externo, fazer o treinamento da equipe é importante para alinhar os funcionários aos conceitos e valores da empresa, já que são as pessoas que terão o relacionamento com os clientes e construirão a imagem da oficina mecânica.

Pense no que você quer que seus colaboradores passem aos clientes e tenha certeza de direcionar o treinamento para isso.

Conhecimento dos processos da oficina

Muitos gestores acreditam que treinar consiste em apenas ensinar a execução de uma determinada função, mas essa ideia está errada. O treinamento deve ir além disso, servindo para integrar cada departamento da empresa e, assim, criar um trabalho mais harmônico entre eles.

Deve-se deixar claro que o sucesso dos serviços só será possível com o comprometimento de todos os colaboradores, desde o atendimento da recepção até a entrega do carro. Essas informações fazem que que eles se sintam “inseridos em um todo”, fiquem mais motivados, concentrados e preparados para o trabalho.

Recursos claros e escritos

Um ponto importante de todo o treinamento é oferecer material escrito, como um manual, que seja detalhado, específico, com referências e tenha uma linguagem clara.

Esse tipo de recurso auxiliará o funcionário durante e após o período de treinamento e desenvolvimento, pois, quando houver qualquer dúvida com relação a algum procedimento ou conduta, ele poderá recorrer ao material de forma fácil.

Abertura ao diálogo

Saiba que treinamento exige tempo, metodologia e, muitas vezes, abertura para diálogo e adequação, afinal, pode acontecer de um funcionário ter ideias diferentes — e até melhores — de como exercer uma atividade. Por isso, oferecer autonomia ao colaborador também o ajudará a fazê-lo vestir a camisa da empresa.

Treinamento dos líderes

Não adianta treinar apenas sua equipe: quem lidera cada departamento também deve participar dos treinamentos junto com seu time e, ainda, receber uma capacitação específica para saber liderar os colaboradores. Isso trará resultados muito mais rápidos e eficientes para a sua oficina!

Aprimoramento contínuo

Ao final do treinamento, os resultados se refletirão no atendimento eficaz aos clientes, com uma boa recepção, com o mecânico explicando todos os procedimentos da oficina, do conserto do carro e dos valores das peças e serviços, etc. Porém, vale mencionar que treinamentos devem ser atividades contínuas: para evitar a estagnação ou a perda dos resultados promovidos, agende atualizações periódicas e não pare de investir em seus funcionários.

Por meio dessa transparência, será alcançada a almejada credibilidade e a oficina agregará valor aos seus serviços, o que pode se transformar em aumento de lucros!

E você, treina seus colaboradores regularmente? Que resultados tem obtido com isso? Compartilhe com a gente, nos comentários, suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

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