Vida de mecânico: Como tratar bem seus clientes?

Vida de mecânico: Como tratar bem seus clientes?

Postado em Atendimento, Cliente na data 03/02/2015 por admin

Lidar com o público não é tarefa das mais simples! As pessoas podem ter diversas personalidades e expectativas, o que exige do atendente um bom jogo de cintura. Além disso, quando se lida com algo com tanto valor financeiro — e, a depender do cliente, muitas vezes também emocional — quanto um veículo, a situação fica ainda mais delicada.

Uma reação de um cliente a um mesmo problema pode ser completamente diferente da de outro, fazendo assim com que o profissional precise se adaptar e ter boas atitudes para manter aquele consumidor satisfeito. Mas saiba que existem algumas dicas que podem contribuir para facilitar esse processo. Quer descobrir quais são elas? Confira o texto a seguir e aprenda como tratar bem seus clientes na oficina!

Entenda o seu público

Só dá para atender bem uma pessoa quando sabemos o que ela busca. Por isso, é importante que, em cada atendimento, não apenas os mecânicos, mas toda a equipe esteja consciente do que levou aquela pessoa até a oficina. Embora você precise ser bom em diversas áreas, seu público-alvo geralmente vai esperar um diferencial na sua empresa, que é o que os conduz até você.

Faça perguntas, investigue, conheça a região, se coloque no lugar do cliente. Isso vai contribuir muito para ganhos em eficiência e dará mais precisão à sua atuação. Deixar uma caixinha de sugestões também é sempre bem-vindo.

Sinta prazer em servir

O cliente sente muito bem quando alguém está tendo ou não prazer em atendê-lo. Por esse motivo, é essencial ter em sua equipe pessoas que gostam de atuar na área e se sintam motivadas pelos desafios constantes que esse tipo de negócio oferece.

A equipe de atendimento deve ser um time transformador dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são convertidos em satisfação e fidelização. Seu atendimento precisa ter simpatia, mostrando toda a satisfação em receber e, especialmente empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Assim, os atendentes farão de tudo para solucionar os problemas da melhor maneira possível.

Mantenha uma comunicação clara

Quando você está atendendo, é imprescindível ter clareza ao expor as informações. Verifique que o cliente está compreendendo, pois essa não é uma área simples de lidar. Ele não pode ficar confuso nem cheio de dúvidas, pois isso definitivamente o fará procurar outro local.

Não enrole nem invente: se não tiver a resposta de imediato, peça tempo e retorne em seguida. O atendimento é o reflexo de seu negócio, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem do seu empreendimento acaba sendo danificada.

Não abandone seu cliente

Um erro muito comum na área de serviços mecânicos é se concentrar em tentar resolver o problema e acabar se esquecendo de informar o cliente. Ficar sem o automóvel é uma situação muito chata, mas o cliente com certeza vai se sentir menos ansioso e mais seguro se a oficina informar periodicamente como anda o conserto, por isso, não se esqueça dele!

Fale a língua do bom atendimento

Você deve se lembrar que é preciso ter profissionalismo no atendimento, mas também não dá para ser um “robô”. Fale com seriedade, mas sem arrogância.

Como esse campo possui muitos termos técnicos, evite respostas engessadas: a linguagem deve ser adequada e de fácil entendimento, para que pessoas com menor grau de conhecimento sobre o assunto consigam compreender e entendam que a sua oficina está tentando fazer o melhor possível.

Um bom atendimento surte um efeito positivo em pouco tempo e pode resultar rapidamente no aumento de receitas do seu negócio. Tenha isso em mente: clientes satisfeitos são a melhor propaganda que sua empresa pode ter!

Como é o atendimento na oficina onde você trabalha? Já tiveram problemas com clientes insatisfeitos? Conte para a gente nos comentários e compartilhe este post com toda a equipe!

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