6 dicas para fidelizar clientes na sua oficina mecânica

6 dicas para fidelizar clientes na sua oficina mecânica

Postado em Negócios na data 02/04/2015 por

Oficina mecânica é igual consultório médico: ninguém vai porque quer, mas por necessidade. Portanto, o proprietário da oficina deve ter em mente que, quanto mais prazeroso for o período em que o cliente estiver por lá, melhor será para todos.

Como é a necessidade que determina, na maioria das vezes, a escolha de uma oficina mecânica, ter o cliente não chega a ser um mérito. Para estar lá, o cliente pode utilizar os préstimos da seguradora — que tem uma lista de oficinas registradas — ou simplesmente, em uma pane, decidir-se pela mais próxima.

Por isso, o empresário necessita realizar ações para, já que o cliente estará mesmo na oficina, fazer com que volte — e não apenas para resolver problemas, mas também para preveni-los com revisões regulares. Quer saber como fazer isso? Então leia o post a seguir e descubra 6 dicas que irão te ajudar a fidelizar a clientela da sua oficina!

Disponha de uma recepção agradável

Partindo da ideia de que o cliente não quer estar na oficina, crie uma recepção agradável. Aquele estilo sujo, com calendário de mulher nua na parede e apenas um paninho para limpar as mãos, além de clichê, não ajuda em nada na conquista e manutenção do cliente — isso tanto para mulheres quanto para homens.

É importante que haja uma sala para recepcionar o freguês, de preferência com alguma bebida (água, chá e/ou café), televisão, jornais, revistas e, nos dias de hoje, uma das coisas mais importantes: internet com Wi-fi. Pode haver até uma pequena área infantil com mesinhas, cadeiras e brinquedos, para que a meninada deixe os pais resolver os problemas do carro sem estresse.

Seja claro e objetivo

Seja transparente com o freguês. Ao relatar um problema, seja claro, explique os pormenores e as justificativas para determinados gastos, mesmo que ele não seja um conhecedor de mecânica. Lembre-se de que nenhum cliente quer ser tratado como um ignorante — mesmo que ele não entenda o que está sendo dito.

Preze pela qualidade

Esse tópico talvez nem precisasse estar aqui, já que a qualidade no serviço e nas peças escolhidas é o mínimo para a fidelização de um cliente. Porém, não custa nada reforçar que todas as técnicas do mundo para fidelizar o consumidor irão para o ralo se o básico — o serviço — não for bem realizado.

Respeite o tempo do cliente

Coloque-se no lugar de quem buscou o serviço. Qual é uma das piores experiências em quem está em uma oficinal? Esperar.

Em qualquer pesquisa boca a boca é possível descobrir que ninguém gosta de aguardar 40, 50 minutos ou mais de uma hora para ter uma resposta ou o conserto do problema. Por isso, você, como empresário, deve investir em recursos humanos e estrutura para ser o mais rápido possível e não “empacar” o dia do cliente.

Saiba se comunicar

Como o cliente geralmente está com pressa para resolver seu problema, a conversa com ele deve ser basicamente sobre o veículo. Ele não terá humor e nem tempo para falar de outros assuntos, por isso, o ideal é aproveitar a recepção da oficina para acertar tudo o que não está diretamente relacionado ao conserto.

Por exemplo: uma cartilha simples sobre o funcionamento de um automóvel ou mesmo a criação de um aplicativo ou de um jogo interativo podem ser úteis durante a espera para mostrar ao cliente qual pode ser o problema no seu veículo. Esses últimos, se bem construídos, podem dar um destaque ao nome da sua oficina!

Aposte em programas de fidelização

Além do que já foi apresentado, ter um plano de fidelização do cliente é muito interessante. Algo simples como “a cada 4 revisões, ganhe a quinta” ou descontos agressivos em determinados serviços. Com isso, você manterá um vínculo com o cliente e aumentará as chances de que ele conte com a sua oficina por muito tempo. Nesse caso, vale uma máxima: ter é fácil, manter é o desafio!

E você, o que a sua oficina mecânica tem feito no intuito de fidelizar a clientela? Que pontos precisam ser melhorados? Conte para a gente nos comentários e participe da discussão!

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