Postado em Negócios na data 24/02/2015 por
Com a frota de veículos crescendo a um ritmo acelerado nas cidades, a necessidade de oficinas mecânicas de confiança aumenta na mesma proporção no nosso país. O problema é que, com a pressa de suprir a demanda por serviços de reparo de carros e motos, muitos donos de oficina acabam não se preparando bem para gerir seu negócio e, assim, pecam pela má administração.
Para não dirigir sua oficina às cegas e acabar tendo surpresas desagradáveis no final do mês, não deixe de conferir as dicas de administração que separamos para você a seguir!
Para que o estabelecimento seja rentável e dê conta de oferecer um serviço e atendimento de qualidade ao cliente, é preciso balancear despesas e ganhos com cuidado.
Controle tudo o que é gasto, como luz, aluguel, mão de obra (incluindo o salário do gestor da oficina), preço das peças, capital de giro, estoque, manutenções, investimentos, etc. Depois, faça o planejamento dos investimentos, separando os ganhos cotidianos dos eventuais para, assim, quantificar e saber onde pode investir.
Uma dica valiosa para evitar confusões e possíveis problemas é separar a conta bancária da empresa da conta bancária pessoal. Misturar esses valores faz com que muitos empresários se percam no caminho dos negócios, arruinando seu empreendimento num piscar de olhos!
Utilizar programas que ajudem a controlar e gerenciar a oficina mecânica também é uma ótima opção. Por meio desse tipo de software, você pode manter um cadastro sempre atualizado das finanças e dos documentos, além de um banco de dados dos clientes com suas respectivas ordens de serviço.
Também vale a pena procurar uma consultoria com entidades do setor ou no SENAI e SEBRAE e contratar um escritório de contabilidade para fazer a gestão de pagamentos de funcionários e cuidar da declaração de imposto de renda.
Tenha em mente que uma oficina mecânica é uma prestadora de serviços, por isso, o relacionamento com o cliente é extremamente importante.
É preciso entender o que o consumidor quer e espera do seu trabalho, seja na transparência das informações (principalmente com relação aos valores), na realização do serviço ou na entrega do carro. Para isso, conserve uma imagem profissional, mostre conhecimento e segurança para ganhar reputação e credibilidade.
Com relação ao fornecedor, é importante buscar parcerias e benefícios que possam ser repassados para os funcionários ou clientes. Arquivar informações sobre a garantia das peças e de serviços também é fundamental para identificar se aquele fabricante está atendendo o nível de qualidade que você deseja.
Além dos funcionários contratados terem as habilidades necessárias para atender à demanda e serem treinados para um bom atendimento, é importante oferecer um salário compatível e estar atento a todos os seus direitos trabalhistas, assim, o profissional se sentirá respeitado e produzirá mais e melhor.
E você, quais dessas dicas já põe em prática na sua oficina? De quais delas está se esquecendo? Conte para a gente nos comentários e continue acompanhando nosso blog para mais dicas e novidades só para oficinas mecânicas!
Comentários (0 )