Postado em Negócios na data 17/03/2015 por
Além da atenção que deve possuir com todo o novo empreendimento — o que inclui, por exemplo, ponto, alvará de funcionamento e mão de obra qualificada —, quem planeja abrir uma oficina mecânica precisa pensar em questões mais específicas desse tipo de negócio. Um ponto importante, por exemplo, é o investimento em infraestrutura, que, somado ao material e instrumentos básicos para tocar a oficina, pode ser bem mais alto do que em outras áreas.
De qualquer forma, planejamento é a palavra de ordem, com atenção a todos os processos, do fornecedor ao mercado. Se você está pensando em abrir uma oficina para chamar de sua, então não deixe de conferir 5 cuidados que você deve ter para se dar bem!
Esqueça as oficinas mecânicas de fundo de quintal. Há algumas décadas, até era possível que o mecânico, que também era o proprietário da oficina, pudesse mexer em um carro até determinada hora e, depois disso, almoçar em sua casa — que ficava no mesmo terreno do estabelecimento. Atualmente, porém, para dar mais credibilidade ao seu empreendimento, o ideal é ter a oficina e a residência separadas.
Ter ferramentas e entender um pouco de motor era o necessário para abrir uma oficina mecânica antigamente. Além disso, muitas vezes o profissional aprendia com o próprio veículo do cliente algumas técnicas mecânicas.
Hoje em dia, nem pense em voltar a isso! A formação de mão de obra qualificada, atualização periódica e cuidado ao se comunicar com o cliente são pontos-chave para a qualidade do serviço.
Ainda rememorando o passado, qualquer um em qualquer lugar com qualquer material podia abrir uma oficina mecânica. Mas hoje em dia não é assim: preocupação ambiental é fundamental para a instalação do empreendimento, o que inclui a correta destinação dos resíduos e o uso de materiais produzidos por fábricas de confiança.
É fundamental que seja construído um espaço para o cliente: ele não precisa e nem deve ficar ao lado do carro, assistindo ao que está acontecendo e até distraindo o funcionário com perguntas. Uma sala para recepcioná-lo, com água e café, televisão, jornais, revistas e internet sem fio deve estar na lista.
O ideal é ter também uma pequena área infantil, com mesinhas, cadeiras e brinquedos. Nada incomoda mais um pai ou mãe que a insistência de um filho impaciente, e acredite, isso influenciará o humor do freguês ao acertar o pagamento do serviço ou mesmo aguardar mais um tempo para que o problema seja resolvido.
Para abrir o empreendimento, é necessária uma série de registros, como:
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
da Junta Comercial;
da Receita Estadual;
e da Secretaria Estadual de Fazenda;
além de cadastro com a Caixa Econômica Federal;
autorização do Corpo de Bombeiros;
inspeção da Vigilância Sanitária;
e, como já citado anteriormente, de uma forte adequação ambiental.
Mas não desanime! Com essas documentações, o empreendimento estará mais protegido de percalços e, inclusive, isso pode ser um diferencial no mercado, principalmente em relação à questão ambiental, um tema sempre em voga e que a cada dia tem mais defensores e adeptos.
Pronto para abrir sua oficina? Ainda tem alguma dúvida sobre os cuidados que você precisa ter para entrar na frente nesse mercado? Fale com a gente nos comentários e continue acompanhando nosso blog para mais dicas!
Comentários (0 )