Postado em Empreendedorismo, Negócios na data 10/04/2015 por
Se, depois de muito trabalhar para os outros na área de mecânica, você está agora desejando empreender e trilhar seu caminho com um negócio próprio, precisará de algumas orientações para saber por onde começar!
Você deverá realizar um bom planejamento, fazer contato com parceiros e fornecedores e, sobretudo, encarar-se como um empreendedor que precisa também cuidar de questões administrativas e financeiras, e não apenas da prática da mecânica! Saiba que, no início, será necessário trabalhar muito e se responsabilizar por várias funções até que seu negócio cresça e torne possível a entrada de novos funcionários e colaboradores.
Tendo tudo isso em vista, vamos apresentar algumas dicas essenciais para quem quer empreender e ter a sua própria oficina mecânica. Confira!
Felizmente, se você é ou já foi mecânico, esse primeiro passo para a abertura do seu negócio já está dado! Se, antes de desejar abrir a sua própria empresa, você já trabalhou em algumas oficinas, atendeu clientes, tratou com parceiros e fornecedores, você provavelmente sabe onde encontrar o que é necessário para sua oficina, sabe quem são os principais concorrentes, os valores praticados nesse mercado e quem pode colaborar com você nessa nova etapa.
Esses conhecimentos são básicos para qualquer pessoa que deseja abrir o seu próprio negócio.
Abrir uma empresa significa ter de lidar com burocracia, registros e várias documentações. O primeiro é o CNPJ, o registro de pessoa jurídica para que você possa realizar suas atividades de comércio e serviços. Em seguida, você deverá:
Fazer o registro na junta comercial da sua cidade;
o registro do nome da sua oficina;
e o pagamento de taxas e alvará de funcionamento.
Recomendamos a consulta a um contador para você ter os detalhes do que é necessário e saber quais são os tributos próprios para o seu negócio.
Empresa de nenhum ramo mantém-se no mercado sem ações de divulgação e marketing que apresentem seus serviços e seus produtos. Você não precisa anunciar na TV, mas os seus clientes só saberão das suas atividades se você as divulgar.
É possível sim que pessoas apareçam em sua oficina espontaneamente e divulguem os seus serviços no boca a boca, mas é preciso também que você faça um mínimo trabalho de divulgação. Cartões, flyers, uma página no Facebook e até anúncios no jornal do bairro onde a oficina se encontra são medidas interessantes!
A localização da sua nova oficina também é um fator importante para atrair e manter clientes. São pelo menos duas possibilidades:
Se já existem várias oficinas mecânicas espalhadas pela cidade, o mais provável é que as pessoas se direcionem naturalmente ao estabelecimento mais próximo de suas casas ou trabalho. Nesse caso, a concorrência é maior, mas também é maior a oferta de clientes.
Outra possibilidade é instalar sua oficina em um local sem concorrentes e que possua demanda por esse tipo de serviço. Convém fazer uma pesquisa com a vizinhança antes de alugar um espaço para a oficina para você saber de antemão quantos e quais são os seus potenciais clientes.
E agora, já está conseguindo vislumbrar melhor o seu futuro como empresário? Conte para a gente e, agora que vai gerir a sua própria oficina, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais dicas!
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